Memoria e Sociedade
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
CAMPUS SOUSA – PARAÍBA
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MEMÓRIA E SOCIEDADE
SETEMBRO DE 2013
SOUSA - PB
MEMÓRIA E SOCIEDADE
Artigo desenvolvido na disciplina de Filosofia,
Referente ao 3º estágio da disciplina, 1º período.
SETEMBRO DE 2013
SOUSA - PB
Introdução
Tendo em vista a importância que a memória tem para os seres humanos, iremos aqui neste artigo fazer uma breve reflexão sobre esse grande artifício, que tanto utilizamos em nosso dia-a-dia. Dessa forma vamos passear através do tempo, onde identificaremos que desde a antiguidade a memória era considerada de extrema importância, portanto muitos filósofos e estudiosos fizeram analises profundas sobre a memória, identificando e separando a memória em vários tipos.
Veremos também, uma serie de mudanças e transformações que a memória sofreu ao longo desse tempo. Nos tempos atuais a memória não é mais apenas uma forma de conhecimento humano, pois foi sendo atribuída em vários outros meios tecnológicos, retirando assim a necessidade do uso desse artifício, de forma simples e natural. Com o passar do tempo as pessoas foram vendo que a memória utilizada por eles não era mais suficiente para armazenar todas as informações que iam adquirindo ao decorrer de suas vidas. Memória e Sociedade
É pela memória que podemos voltar ao passado, trazendo todas as suas lembranças e influências para o nosso presente, através dela que conseguimos eternizar coisas, pessoas, momentos, etc. “A memória é uma evocação do passado. É a capacidade humana para reter e guardar o tempo que foi, salvando-o da perda total. A lembrança conserva aquilo que se foi e não retornará jamais.”( CHAUÍ 2003, p.138)
A