IMPORTANCIA DAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO COMO LUGARES DE MEMÓRIA FRENTE À SOCIEDADE

1744 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

As limitações da memória humana levaram o homem a buscar em recursos externos as chamadas memórias artificiais, a compensação para o esquecimento. A necessidade de possibilitar o acesso aos registros por ele produzidos no decorrer do tempo levou à criação das chamadas instituições de memória que deveriam preservar os registros do conhecimento humano nas suas mais diversas formas de materialização: arquivos, bibliotecas e museus. Da mesma forma, o desenvolvimento e a sistematização de determinadas práticas utilizadas para a conservação e o acesso a esses registros deram origem a novos campos do saber: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Essas disciplinas estabelecem diretrizes e parâmetros para as práticas profissionais relacionadas aos registros de memória - no caso, os documentos - e reconhecem a função social desempenhada por seus profissionais na sua preservação e divulgação.

2 MEMÓRIA
De forma genérica, pode-se definir memória como a capacidade humana de reter fatos e experiências do passado e retransmiti-los às novas gerações através de diferentes registros (sonoros, imagéticos, textuais etc.), graças a um conjunto de funções psíquicas.
No entanto, além de fenômeno individual e psicológico, a memória pode ser, também, analisada enquanto fenômeno social, produto das relações sociais estabelecidas pelos homens.
É possível observar nas origens da CI, mais precisamente nas contribuições de Paul Otlet e Vannevar Bush, duas vertentes de estudos para o tema memória: a primeira relacionada à formação de uma memória social, através da preservação dos registros da informação, e a segunda relacionada ao processo cognitivo na recuperação da informação.

2.1 UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Unidade de Informação foi um termo criado pela escola francesa para atribuir uma designação das áreas de atuação dos profissionais da informação, abarcando então arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus, entre as unidades de informação mais

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas