membrana plasmática
1- Quais são os constituintes da membrana plasmática?
R. A membrana plasmática é formada por proteínas (integrais, ancoradas e glicoproteínas) e lipídeos (fosfolipídeos, colesterol e glicolipídeos).
2- Por que a membrana é formada por uma bicamada lipídica?
R. As moléculas presentes em maior número na membrana são os fosfolipídeos. Tais moléculas apresentam uma porção polar e uma apolar. A porção apolar, que repele água tende a se aproximar de outra porção apolar de outro fosfolipídeo, organizando-se em uma bicamada.
3- Qual a diferença entre difusão simples e difusão facilitada?
R. Ambos são um tipo de transporte passivo, que ocorre sem gasto de energia e à favor de um gradiente de concentração. No entanto, a difusão simples é não mediada e a difusão facilitada é mediada por um transportador.
4- Qual é a diferença estrutural e funcional dos dois tipos de retículos encontrados nas células?
R. O rugoso apresenta ribossomos aderidos aos seus túbulos achatados, presentes próximos ao núcleo celular. Sua função principal é a síntese protéica, mas também está relacionado à síntese de fosfolipídeos e modificações de proteínas recém-sintetizadas, como glicosilação das mesmas.
5- Quais são as organelas que fazem parte do sistema de endomembranas?
R. As organelas são: os 2 retículos endoplasmáticos (liso e rugoso) e o Complexo de Golgi.
6- Qual é a função do complexo de Golgi?
R: Modificação, empacotamento e direcionamento de proteínas e lipídeos vindos dos retículos rugoso e liso.
7- Qual é a função que o lisossomo desempenha? Que constituintes presentes em seu interior permitem que ele desempenhe tal função?
R. Os lisossomos estão envolvidos com os processos de autofagia, autólise, digestão intracelular de organismos estranhos e digestão extracelular, como ocorre na fertilização do gameta feminino pelo gameta masculino. Os constituintes dos lisossomos que permitem tais processos são as enzimas líticas.
8- Qual é