membrana biológica
Elas retêm certos compostos e íons dentro das células e de compartimentos celulares específicos, enquanto excluem outros.
- Conjunto de proteínas especializadas na promoção ou na catálise de uma variedade de processos celulares.
Dentro da célula, as membranas organizam processos celulares, como a síntese de lipídios e de certas proteínas e as transduções de energia nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
Componentes → proteínas, lípidos (fosfolipídios e esfingolipídios), colesterol e carboidratos presentes como parte de glicoproteínas e glicolipídios.
Bainha de mielina – consiste principalmente de lipídios.
Nos hepatócitos são enriquecidos com colesterol e não contém cardiolipina detectável, na membrana interna dos hepatócitos, essa distribuição é reversa.
Algumas proteínas de membrana estão covalentemente ligadas a um dispositivo complexo de carboidratos.
Modelo do mosaico fluído → fosfolipídios e esteróis formam uma bicamada de lipídio na qual as regiões não-polares das moléculas dos lipídios são orientadas para o centro da bicamada e os grupos polares para o exterior. As proteínas globulares estão incrustadas em intervalos irregulares, mantidos pelas interações hidrofóbicas entre os lipídios da membrana e os domínios hidrofóbicos nas proteínas.
As unidades proteicas e lipídicas individualizadas em uma membrana formam o mosaico fluído.
É fluido porque as interações entre seus componentes não serem covalentes, deixando liberdade para as moléculas individuais dos lipídios e das proteínas se movimentarem lateralmente no plano da membrana.
Bicamada de lipídios é o elemento estrutural básico das membranas → Três tipos de agregados de lipídios podem-se formar quando lipídios anfipáticos são misturados com a água:
Micelas: estruturas esféricas contendo de algumas dúzias a alguns milhares de moléculas arranjadas com suas regiões hidrofóbicas