Membrana biológica
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
- Licenciatura em Ciências Biológicas.
PROFESSOR M.SC. THIAGO MANIGLIA -
Biologia Celular
MEMBRANAS BIOLÓGICAS E SUAS FUNÇÕES
Quando se fala em membrana biológica é entendido como todo o envolto presente nas organelas das células eucariontes, como a membrana plasmática, mitocôndria, carioteca, etc.
As funções dessas membranas estão entre proteger e separar o meio interno da organela com o meio externo, controlar a passagem de íons e outras moléculas, e dividir as organelas internas em compartimentos separados, alem de possuírem sensores que respondem a estímulos externos.
A estrutura das membranas possuem características comuns em todos os tipos de organelas, sendo essas a resistência e flexibilidade que fazem com que cresçam e se movimentem, e a capacidade de se separarem e fundirem sem grandes vazamentos( auto-selangem ) além disso é a membrana quem determina quais substâncias irão entrar ou sair das células, essa função de seleção denominamos Permeabilidade Seletiva.
Basicamente, a membrana é formada por Lipídeos, Proteínas e Açucares, destes, os lipídeos são as moléculas mais abundantes, em forma de Bicamada Fosfolipídica, onde possuem uma região denominada cabeça, que é polar, e outra região chamada cauda, sendo esta apolar.
A água, por ser uma substancia polar, terá afinidade com outras estruturas polares, no caso a cabeça do fosfolipídio, que ira atrair (hidrofilia) a água, enquanto sua cauda ira repele-la (hidrofobia). Formando assim uma bicamada esférica, conseguindo assim que a cabeça tenha contato com a água enquanto a cauda se “esconda” dela.
A união de todos os fosfolipídeos é chamada Mosaico Fluido, onde ocorre a melhor fluidez entre as moléculas, favorecendo a movimentação entre os fosfolipídios.
As Proteínas estão em menor número, mas compreendem metade da massa total da membrana, suas variadas funções determinam qual é o tipo de