Membranas biologicas
Desde sua descoberta, a célula vem sendo objeto de investigação científica, bem como os seus constituintes morfológicos básicos - membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, nossa explanação aqui se dará principalmente sobre as membranas.
Sabe-se que as membranas possuem intensa atividade e que a estrutura das membranas são diferenciadas pela sua atividade. Contudo, apesar de todas as diferenciações elas possuem traços em comum: * As membranas não são estruturas contínuas, mas sim organizações moleculares; * Através das membranas realizam-se trocas materiais e energéticas, controladas e seletivas; * As membranas participam de processos energéticos de transporte; * A estrutura das membranas é basicamente fosfolipídeos e proteínas.
Os fosfolipídeos são as moléculas encarregadas fundamentalmente da estrutura da membrana. As proteínas são as moléculas que desempenham as funções específicas, como: reconhecimentos imunológicos, ação enzimática, transporte específico de corpos através da membrana. FICK E A DIFUSÃO A lei de Fick trata do processo de difusão. O processo de difusão está relacionado ao movimento de agitação térmica dos íons numa solução. Os íons colidem com as moléculas do solvente, dando origem a um movimento aleatório sem nenhuma direção preferencial.
A distribuição de um grande de íons caracteriza-se por sua concentração, correspondente ao número desses íons por unidade de volume. Se essa concentração não for uniforme, a agitação térmica dos íons fará com que ela se uniformize. Isso corresponde a um fluxo de cargas elétricas, ou seja, uma densidade de corrente