Ludico
2. INSERINDO O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
2.1 ATUAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO LÚDICO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
É de suma importância que a escola e o professor saibam e aprendam como atuar na vida da criança, pois á através das estratégias utilizadas pela escola e pelo professor que a criança alcançará a aprendizagem exigida de acordo com o conteúdo que vem sendo apresentado. A escola da subsídio ao professor no sentido de investimentos em recursos, materiais, jogos e brinquedos para enriquecer a aula lúdica do professor, facilitando no planejamento e manejo de suas aulas, processos riquíssimos no saber e aprender pedagógico da criança. Miranda (2001) menciona que a escola coloca-se a serviço não apenas da educação formal, mas também da vida. Entende que a escola é vida e, em vista disto, deveria buscar sempre construir a ponte entre educação e família. Deveria esforçar-se em proporcionar situações que fizessem as crianças desejosas do saber. Deveria ser antinomia da vida vivida pela metade. Solicito a palavra de Snyders, que reivindica:
(...) Eu gostaria de uma escola onde a criança não tivesse que saltar as alegrias da infância, apressando-se, em fatos e pensamentos, rumo à idade adulta, mas onde pudesse apreciar em sua especificidade os diferentes momentos de suas idades. (1993, p. 120)
Mediante pensamento de Snyders, o ideal é que a escola em contato direto com o aluno valorize e aproveite a bagagem no qual esta criança traz consigo, evitando assim que ela fique ou se sinta reprimida e que as atividades propostas a ela, possam se desenvolver facilmente, trazendo para a escola e para o professor uma riqueza de valores pedagógicos. Enfatiza ainda que na infância tudo gira em torno do lúdico, que se torna o epicentro da evolução desse singelo ser. Por isso, a educação escolar não pode alijar-se, de forma alguma, dessa conjectura cabal.