Melhores práticas em gestão de talentos
Case: Programa de Pipeline de lideranças
1- Histórico
2- Objetivo
3- Fases
3.1- Análise e Customização
3.2- Desenho e Alinhamento
4- Implementação
Melhores Práticas em Gestão de Talentos
Histórico: é uma empresa líder em serviços de construção, engenharia e projetos na África do Sul. Possui operações em vários países.
Foco: são os mercados de construção, operados à base de recursos na indústria e mineração, petróleo e gás e também geração e distribuição de energia e em projetos de engenharias; fornecimento de materiais e prestação de serviços; e gerenciamento de operações.
Melhores Práticas em Gestão de Talentos
Programa: Pipeline de lideranças
Objetivo: Criar um grupo de líderes para gerir talentos através da gestão de desempenho e de desenvolvimento.
Fases do processo:
1ª Análise e Customização (criar o estudo do negócio e os padrões de desempenho personalizados da organização);
2ª Desenho e Alinhamento (desenhar e implementar a gestão de desempenhos e o processo de desenvolvimento e de revisão de Lideranças e Sucessão).
Melhores Práticas em Gestão de Talentos
1ª Fase – Análise e Customização
Foi completada em três meses. A tarefa da equipe (gerentes de linha, profissionais do RH e um consultor) era customizar um Pipeline de Líderes , identificando que trabalho está sendo feito para cumprir sua estratégia. Foi realizado 60 entrevistas estruturadas que abrangeram tanto a hierarquia como os negócios. Estas entrevistas tinham um conteúdo bastante detalhado e levaram de 3/4hs.
Após esta etapa, reservou-se uma semana para análise dos dados e o desenho de um pipeline de lideranças apropriado que consistia de 11 funções diferentes.
E por fim, a etapa seguinte foi voltada para desenvolver padrões de desempenho genéricos de uma página que descreviam cada função do pipeline.
Melhores Práticas em Gestão de Talentos
1ª Fase – Análise e Customização
Os 11 padrões de