Melhores Práticas de CRM
O CRM além de ser um grande aliado no controle dos processos comerciais, pode ser também uma grande ferramenta de produtividade para vendedores.
A partir do momento em que o CRM é implementado, cada vendedor consegue ter um mapa de sua produtividade, um mapa de seus pontos fortes e pontos fracos. É justamente esse mapa que ajudará no diagnóstico da efetividade do vendedor
Como funciona o mapa de desempenho?
O mapa de desempenho, como todo estudo de desempenho, mostra onde o vendedor tem mais facilidade no processo de vendas do cliente.
Exemplo: o vendedor tem muita facilidade para marcar visita por telefone, mas após a visita, tem uma grande dificuldade em conseguir fechar a venda.
Isso pode acontecer por 2 motivos: ou o vendedor tem um sério problema na hora de qualificar clientes e, acaba deixando passar despercebido prospects que não têm o perfil para serem clientes; ou o vendedor tem algum problema durante a apresentação do produto/serviço.
O mesmo vale para todas as outras etapas de venda. Por outro lado, um vendedor pode ser ótimo em fechar pedidos e péssimo em uma ligação telefônica.
Todo vendedor terá um ponto forte durante certa etapa da venda, mostrando um desempenho acima do normal nela e em outra etapa pode estar totalmente abaixo do desejado.
O CRM como ferramenta de produtividade
Não é segredo que todo vendedor quer tirar maior proveito de sua atuação e vender mais.
Por outro lado, acabamos de ver que não existe vendedor impecável no processo de vendas. Por melhor que seja o vendedor, ele sempre vai cometer alguma falha pelo caminho.
Até porque, quando o processo de vendas varia de acordo com o cliente, o vendedor acaba perdido em algum momento da abordagem e isso acaba enfraquecendo o seu potencial.
Dito isso, o que fazer?
Até onde a falha de um vendedor é tolerável? Até onde ele pode errar e, a partir de qual momento o erro precisa ser reparado para que com ele não venham também alguns