Meiose
Resolva a atividade abaixo respondendo as questões detalhadamente para realmente compreendê-las, sem usar o recurso de Copiar e Colar. Pesquise exclusivamente os sites indicados.Esta atividade deverá ser realizada individualmente e entregue ao final da aula. Em classe faremos a correção coletivamente.
1) Assista a animação de mitose do site: www.johnkyrk.com para relembrar as etapas e eventos celulares desta divisão. Depois assista a animação de meiose, compare-a com a mitose e registre todas as diferenças existentes entre ambas. Vamos ver se você prestou bem atenção na animação da meiose. Nas legendas referentes as etapas desta divisão, há um erro. Descubra-o.
R: Na prófase da meiose acontece uma troca de cromossomos, chamados de crossing over; nesta ocorre uma quebra e uma troca de genes entre cromátides não irmãs. Quando na mitose, ocorre a união de cromátides. Na metáfase I da meiose as cromátides não serão divididas em duas células. Já na mitose haverá uma divisão de duas cromátides irmãs, que posteriormente formaram células diploides; Com isso a mitose irá gerar duas novas células diploides, enquanto que a meiose irá gerar quatro haploides, que são formadas a partir da divisão dos cromossomos.
2) Por que a alta variabilidade genética da reprodução sexuada se deve à fecundação e também ao próprio processo de meiose?
R: Existe uma alta variabilidade genética pois ocorre a união de dois gametas devido a fecundação, e quando na meiose são geradas quatro células haploides diferentes, que possuem genes diferentes, e serão criados códigos genéticos diferentes. Neste caso há alta variabilidade genética.
3) A meiose é composta por duas divisões celulares, sendo uma divisão equacional e a outra, reducional. Explique a diferença entre elas, relacionando o número de cromossomos com as etapas da meiose.
R: Na anáfase I, há uma divisão equacional na qual ocorre a formação de duas células diploides com dois pares de cromátides irmãs. Já