Meiose
É o Nome dado ao processo de divisão celular caracterizado por dois períodos distintos, envolvendo transformações e rearranjes estruturais dos cromossomos (molécula de DNA): um momento separação dos cromossomos homólogos e outro equacional (separação das cromátides irmãs).As etapas deste processo (prófase, metáfase, anáfase, telófase, interfase) ocorrem da mesma forma que na mitose; só que, neste caso, em dobro, pois aqui teremos duas células passando pelo mesmo processo simultaneamente. Nesse processo, a quantificação cromossômica é reduzida à metade, ou seja, a célula Mãe diplóide (2n), após a divisão, origina quatro células haplóides (n).
Divisão I ou Divisão Reducional
*Pró fase I -Fase de grande duração devido aos fenômenos que nela ocorrem. Os cromossomos já com os dois cromatídeo tornam-se mais condensados, vai ocorrer o emparelhamento dos cromossomos homólogos também ocorre a permuta de material genético (crossing - over), a troca de genes entre as células. Nesta troca, os genes são misturados e o resultado desta troca não é uma duplicação perfeita como ocorre na mitose. Aqui as células se dividem originando duas novas células com apenas um par de cromossomos cada uma.
OBS: O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
*Metáfase I– os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibras de um só pólo.
*Anáfase I – o encurtamento das fibras do fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para pólos opostos da célula, não há separação das cromátides-irmãs. Quando os cromossomos atingem os pólos, ocorre sua desespiralação, embora não obrigatória, mesmo porque a segunda etapa da meiose vem a seguir. Às vezes, nem mesmo a carioteca se reconstitui.
*Telófase I – no