Histologia, Tecido nervoso
INTRODUÇÃO
A histologia é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação, estrutura e funcionamento. Um organismo multicelular é constituído por diferentes tipos de células, cada uma especializada por desempenhar diversas funções. As células com determinado tipo de especialização, organizam-se em grupos, constituindo os tecidos. Nos animais vertebrados há quatro grupos de tecidos : o muscular, o nervoso, o conjuntivo e o epitelial. Desses quatro grupos conheceremos as especificações do tecido nervoso, que é formado por células que constituem o sistema nervoso central e periférico (o cérebro, a medula espinhal e os nervos).
OBJETIVO
O objetivo principal deste trabalho foi informar ao leitor a ciência que estuda os tecidos biológicos e as funções desempenhadas pelo conjuntos de células que formam o sistema nervoso central.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A metodologia escolhida foi utilizar de pesquisas, coletando dados de bibliotecas virtuais e de sites de conteúdos que abordam os respectivos temas , após as pesquisas foram feitas análises das informações obtidas que assim passaram a fazer parte do corpo deste trabalho.
REVISÃO DE LITERATURA / RESULTADOS
Segundo Gonçalves, Fabiana “O tecido nervoso é responsável pela maioria das funções de controle um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais ’’.Ele tem origem ectodérmica. Os seus principais componentes são os neurônios e as células da glia. As células da glia estão relacionadas com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
Os neurônios tem a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo o organismo responder as mudanças do meio em que se encontra. Alguns neurônios são alongados podendo atingir cerca de um metro de comprimento, como os neurônios que se estendem desde nossas costas até o pé. São também