meios de cultura
Este meio foi elaborado para triagem de enterobactérias e consiste de 9 provas em apenas um tubode ensaio, que consistem em: indol (tampa), fermentação da sacarose e glicose e produção de gás, fenilalanina, ureia, H2S, Lisina, Motilidade.Baseado nestas provas é possível identificar as seguintes bactérias:
E. coli,Shigella (indol positiva), Shigella (indol negativa), Enterobacter aerogenes, Klebsiella pneumoniae, Klebsiella spp. (sacarose negativa), Enterobacter cloacae, Providencia spp.(uréia positiva) ou Morganella morganii, Providencia Spp. (uréia negativa), Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Salmonella spp., Salmonella typhi , Citrobacter freundii , Serratia marcescens, Vibrio cholerae, Vibrio spp., bactérias não fermentadoras.
O meio IAL tem a vantagem de ser prático para inoculação e de baixo custo. Sua desvantagem é a dificuldade de interpretação de tantas provas, exigindo muita experiência prévia com o meio. Este meio identifica os principais gêneros de enterobactérias, indicando a presença de bactérias não fermentadoras e Vibrios. Para caracterizar corretamente as espécies de Enterobacter, gênero Serratia, gênero e espécies de Pseudomonas há necessidade de realizar provas complementares.
Objetivo: Usado para pesquisa de larvas presentes em fezes frescas, em cultura ou pesquisa de focos de larvas infectantes no solo, porém de execução mais fácil.
Composição Química: Parte superior: Meio de Rugai. Parte central: cera de Vascan . Parte inferior: Meio de lisina
Metodologia: Se baseia na fermentação ou não da sacarose e glicose, produção de gás, H2S e indol, hidrólise da uréia, determinação do L-triptofano, descarboxilação da lisina e motilidade.
Com o auxílio de um fio de platina, coletar a amostra da colônia a ser pesquisada e inocular através de picada até o fundo do tubo, realizando estrias na superfície do meio de Rugai. Incubar em estufa a 36°C por 24 horas.
Reações:
Meio de Rugai: cor original azul-esverdeada.
LTD: Reação positiva: Cor verde