5
À
METODOLOGIA
SEIS SIGMA
Curso Administração de Empresas
Disciplina: Processos Decisórios
Prof. Ms. Gilberto Ranalli
Nasceu na MOTOROLA em 15 de janeiro de 1987, objetivando transformar a empresa para que essa pudesse enfrentar os concorrentes estrangeiros, que estavam fabricando produtos com maior qualidade e melhor preço. Já em 1988 a MOTOROLA recebeu o Premio Nacional de Qualidade Malcolm Balbrige, e a partir dessa data o Seis Sigma foi conhecido como o responsável pelo sucesso alcançado por essa organização.
É uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade, por meio da melhoria da qualidade de produtos e serviços através do aumento da satisfação de clientes e consumidores. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor
(Multibrás e Embraco) que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos.
É uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa.
Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho, uma denominação mais apropriada é
Lean Operations ou Lean Enterprise.
As origens do Lean Manufacturing remontam ao sistema
Toyota de produção, também conhecido como Produção
“just in time”, em seu cerne está a redução de sete tipos de desperdícios:
DEFEITOS
EXCESSO DE
PRODUÇÃO
PROCESSAMENTO
DESNECESSÁRIO
TRANSPORTE
DESNECESSÁRIO
(de mercadorias)
ESTOQUE
MOVIMENTO
DESNECESSÁRIO
(de pessoas)
ESPERA
DESNECESSÁRIO
(dos funcionários, por trabalho)
O programa resultante da integração entre o Seis Sigma e o Lean
Manufacturing, por meio da incorporação dos pontos fortes de cada um deles, é denominado Lean Seis Sigma, uma estratégia mais abrangente, poderosa e eficaz que cada uma das partes individualmente e adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados