Meios de cultura
(Aula 2)
Biomedicina Noturno
Campinas, 01 de outubro de 2012.
1. Introdução:
No nosso dia a dia encontramos várias espécies de microrganismos (bactérias, fungos e protozoários) convivendo no mesmo ambiente. Para estudar as propriedades de um determinado microrganismo em particular, deve-se primeiramente isolá-lo em cultura pura, ou seja, uma cultura isenta de todos os demais tipos de organismo.
Os microrganismos podem estar em qualquer meio, desde que tenha as condições favoráveis à sua manutenção. São encontrados no solo, ar, água. Por serem microscópicas, a sua visualização só pode ser feita através de técnicas especiais de coloração e observadas ao microscópio.
Esta aula prática tem como objetivo fazer o levantamento dos microrganismos em diferentes locais, para a sua identificação.
2. Objetivo
Observar e isolar microrganismos de diferentes tipos de ambiente.
Compreender a importância de boas práticas de higiene.
Verificar os diversos tipos de fontes e veículos de contaminação.
3. Materiais e Métodos:
3.1 Materiais utilizados
Meios BHI e DRBC
Swabs
Água Destilada
Estufa
Alça de platina
Lâminas
Corante Cristal Violeta, Lugol, Álcool-acetona e Fucsina para coloração de Gram
Microscópio Óptico.
3.2 Metodologia
Usou-se swabs para coletar material da boca, fossas nasais e do jaleco.
Foi semeado em placas com o meio de cultura BHI (meio de crescimento). Em outra placa de BHI foi semeado material coletado das mãos sem lavar, lavadas com água e sabão e higienizadas com álcool a 70%. Usou-se uma placa de BHI para fios de cabelos.
Uma placa com meio de cultura DRBC foi exposta na cantina durante 20 minutos e outra placa de BHI foi exposta no quarto da Beatriz, durante 20 minutos.
Após 48hrs de incubação da placa de BHI e cinco dias da