Meios de cultura PDA e PCA
Os meios de cultura são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.
Por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se as técnicas de assepsia.
De um ponto de vista geral, os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam.
A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos ou em testes de sensibilidade a antibióticos ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.
Objetivo
Observar a presença fungos e bactérias nas amostras coletadas, e o seu desenvolvimento nos meios de cultura PDA e PCA em temperatura ideal para seu crescimento.
Materiais e métodos
Materiais
Béckers de 50ml e 600ml
Bastão de vidro
Erlenmayer de 300ml
Proveta de 500ml
Placas de Petri
Espátula
Pinça
Swab
Papel craft
Algodão
Caneta para identificação
Balança Analítica
Agitador magnético
Autoclave
Capela
Estufa
Meios PDA e PCA
Água Destilada
Métodos
Para o preparo da solução de PDA e PCA em 200ml de água para cada meio, fez se um calculo para saber a quantidade de ambos os meio a serem utilizados.
De acordo com as instruções do fabricante, para cada 1L de água utiliza-se 23,5g de PCA, e na solução de PDA utiliza-se 39g para 1L.
Sendo assim