Relatório de técnica microbiológicas
O objetivo desta aula prática é familiarizar-se com os materiais, equipamentos do laboratório, e metodologia, além de estudar a contaminação do ambiente em relaçao à presença dos seres microbianos do ar, do fio de cabelo e de uma superficie qualquer.
Metodologia
No inicio do experimento reconheceu-se e identificou os materiais e a metodologia adequados para o laboratorio. Entao verificou-se a voltagem do microscopio para ligar-se corretamente à tomada, e em seguida ajustou-se a intensidade da luz. Foi colocado a lamina utilizando a objetiva 4, após isso foi utilizado o botao macrometrico para ajustar o foco. Depois foi mudado a objetiva pasa 10 e 40 e ajustou-se o foco em ambas com o botao micrometrico.
Para o preparo de material para esterilizaçao embrulhou-se uma placa de petri e uma pipeta.
No estudo da contaminaçao do ambiente utilizou-se a placa de Petri contendo um meio de cultura para fungos identificada com PDA – Ar foi deixada exposta ao ar por 15 minutos e posteriormente fechada. A placa de Petri contendo um meio de cultura para fungos identificada com PDA – Cabelo foi aberta perto do bico de Bunsen, mantendo-a constantemente perto da chama, dentro desta foi adicionado um fio de cabelo de um dos integrantes do grupo. Em seguida a placa foi fechada. A placa de Petri contendo ágar PCA identificada como SWAB foi aberta perto ao bico de Bunsen e sobre ela foi passado o swab umedecido com uma substancia fisiológica estéril, o qual possuía o conteúdo da superfície escolhida para análise (celular de um dos integrantes do grupo).
Após colhetadas as amostras estas foram colocadas em estufa para a obsrevaçao do crescimento microbiologico.
Resultados e Discussao
O primeiro experimento consistia em deixar uma placa de petri exposta ao ambiente durante quinze minutos. Não foi observado crescimento de microorganismos na placa. Supoe-se que isto aconteceu pelo fato do experimento não ter sido realizado proximo ao bico de bunsen, ou devido ao