Cald De Cana
Técnico em alimentos – 1º período
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Disciplina: Microbiologia de alimentos
Introdução
As doenças transmitidas por alimentos constituem um grande problema de saúde publica, tanto no Brasil como nos demais países, sendo responsáveis por elevados custos econômicos e sociais. O caldo de cana é uma bebida de grande aceitação pelo consumidor brasileiro, devido ao seu sabor doce e agradável e pela sua característica de refrescância. O caldo de cana ou garapa, considerado um produto altamente nutritivo, de sabor agradável e barato, sendo comercializado nas ruas por vendedores ambulantes. Esta analise microbiológica descrita neste relatório objetivou a avaliação da qualidade microbiológica do caldo de cana consumido nas proximidades do colégio, verificando em caso de contaminação, o numero e características dos microrganismos presentes no alimento.
Objetivo da aula
Análise de contaminação por mesofilos aeróbios em caldo de cana, com uso da técnica pour plate.
Materiais e Equipamentos
- pipeta graduada e pera
- placas de petri
- lamparina
- estante
- erlenmeyer
- meio de cultura PCA
- solução salina (cloreto de sódio, agua destilada e peptona)
- tubos de ensaio
- incubadora BOD
- contador de colônias
- microondas
Procedimento Analítico
1- Homogenização da amostra
Devido ao estado físico do alimento ser liquido homogenizamos dentro de seu próprio recipiente com a mesma pipeta graduada em que retiraremos uma porção deste para analise; este procedimento também poderia ser feito com um bastão de vidro.
2- Volumetria
Retiramos 25 ml do alimento e inserimos num erlenmeyer com 225 ml de solução salina, em seguida homogenizamos com a mesma pipeta.
3- Diluição
Consiste na mistura da amostra com o diluente. No erlenmeyer que contem 225 ml de solução salina acrescentamos 25 ml de amostra, essa é a diluição 1/10 = 10¯¹ chamada de -1.
Da diluição -1