Resumo do capitulo 6 tec. negociação
O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO
Para uma grande negociação é preciso estudar seu oponente e logo mostrar suas verdadeiras intenções, um grande negociador necessita a importância da preparação e nunca deixa de se preparar quando a questão é negociar, o planejamento é essencial quando se fala sobre a negociação. O Processo de planejamento é formado por diversos objetivos, tais como:
Definir objetivos ou resultados a serem alcançados, Definir meios para possibilitar a realização de resultados, Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo, Tomar, no presente, decisões que afetam o futuro, a fim de diminuir sua incerteza, etc.
O processo da negociação tem como si estudar basicamente seu oponente chamando assim de “Pré-negociação” composta por três etapas, que consiste em definir o problema. Na primeira etapa podemos dizer que ambas as partes mostram seus objetivos a definir e como vão definir esses objetivos, na segunda parte eles analisam a possibilidade de uma solução a ser negociada, já na terceira eles definem e buscam seus objetivos traçado e finalizando a negociação com sucesso.
Quando falamos da negociação temos que ressaltar que um bom local para uma negociação poderá fazer uma grande diferença ao final da mesma, trata-se de um ambiente aonde você fica acomodado, sente-se melhor e um amplo espaço onde você e seu oponente irá fazer uma grande negociação. Dentro de uma negociação é preciso estar bem claro quais são as intenções e os objetivos a serem atingidos, ou seja, as alternativas viáveis. O ideal é que o negociador entre sempre com uma meta estipulada no seu conceito, sobe modo já até quanto poderá ceder subindo o seu (máximo) e o seu (mínimo) frente a uma negociação. É de essencial importância antes de entrar em qualquer tipo de negociação estudar, conhecer, aprender, analisar, buscar informação, saber suas características deque