Petrobras
O modelo de obtenção de energia a partir da queima de combustíveis fósseis, adotado no início do desenvolvimento econômico industrial e cuja equação química geral é αCxH2x + 2 + βO2 → γCO2 + ηH2O, tem apresentado várias conseqüências danosas para o atual estágio socioeconômico mundial. Uma delas é o aumento da concentração de óxidos no ar, tais como CO2, SO2, SO3, NO e NO2, que poluem a atmosfera. Esses óxidos reagem com a água da chuva, formando ácidos. Abaixo são representados alguns exemplos dessas reações. I – CO2 + H2O → H2CO3 II – SO2 + ½ O2 + H2O → H2SO4 III – 2NO + O2 + H2O → HNO3 + HNO2 Os ácidos formados precipitam-se com a chuva, o que traz prejuízos para a agricultura, a vida aquática, a construção civil etc. Questões como essas, associadas à incerteza da quantidade de petróleo disponível no mundo, tornaram a pesquisa de outras fontes de energia uma prioridade na busca do bem-estar da humanidade e de um desenvolvimento economicamente sustentável. Diante dessa tarefa, a PETROBRAS já vem realizando pesquisas e decidiu que, até 2010, será uma companhia de energia e não mais uma empresa somente de petróleo e gás, o que justifica o seu slogan: DESAFIO, ESSA É A NOSSA ENERGIA! Considerando o texto acima e sabendo que M(C) = 12 g/mol, M(O) = 16 g/mol e M(H) = 1 g/mol, julgue os itens a seguir.
Sabendo-se que o óxido de alumínio (AR2O3) é anfótero, é correto afirmar que a limpeza da superfície de uma barra de alumínio para a remoção do AR2O3 pode ser realizada com uma solução de HNO3, ocorrendo a reação representada a seguir. AR2O3(s) + 6HNO3(aq) ¸ AR(NO3)3(aq) + 3H2O(R).
Na preparação de 250 mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 0,2 mol/L, a partir de uma soluçãoestoque aquosa desse ácido, de concentração 3 mol/L, são necessários 34 mL da solução-estoque, devendo-se completar até o volume final com água. O acréscimo de água em uma solução aquosa de H2SO4 diminui a concentração da solução, por