meio de comunicação segundo a filosofia
1º) Quais são os objetivos principais da comunicação social no Brasil?
Através da avaliação histórica da evolução dos meios de comunicação no Brasil, podemos observar que todos sofreram, por períodos diversos, censura e manipulação por parte dos interesses do poder vigente.
A globalização e a concentração da mídia nas mãos de grandes empresas acentuaram fortemente este processo. No Brasil, o conjunto dos meios de comunicação é praticamente privado, completamente controlada por poucas empresas familiares, por conglomerados transnacionais e políticos. Segundo levantamento do projeto Donos da Mídia, os grupos que lideram as cinco maiores redes privadas de TV controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no país.
Desta forma, apenas os grandes grupos econômicos, beneficiados com concessões públicas de rádio e televisão, podem influir no processo de formação das ideias e costumes sociais, enquanto as demais organizações sociais estão excluídas. Para o grande público, a comunicação se torna mero serviço ou mercadoria a ser consumida.
2º) O que mais chama atenção popular? Por quê?
O que mais chama atenção popular atualmente são coisas que a mídia promove como produtos, músicas, artistas. As pessoas acabam sendo manipuladas e dando atenção ao que estar na moda às vezes nem porque gostam, mas só por “estar na moda”.
3º) Quais os critérios para se fazer uma leitura crítica dos meios de comunicação social?
É preciso saber o desenvolvimento dos meios de comunicação para poder fazer uma leitura crítica. Sendo assim o homem torna-se o responsável, pois além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita. Foi através do tempo criando objetos que ajuda no dia a dia. Pois com pouco tempo passamos informações para qualquer parte do mundo sem precisarmos nos deslocar. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, tv, rádio,