educação de surdos
O objetivo do estudos que iremos realizar é focalizar as abordagens do oralismo, da comunicação total e do bilinguismo que são propostas educacionais que fazem parte desta história.
Cada criança surda poderá ser submetida a um Plano Individual de Educação de acordo com a proposta da instituição de ensino no qual será exposta que estará diretamente ligada a abordagem adotada pelos seus responsáveis.
As abordagens e métodos são:
1 - métodos oralistas (ou orais puros);
-->Prioridade na aquisição e desenvolvimento da fala. Não permite o uso da Língua de Sinais.
2 - métodos acupédicos (ou aurais puros);
-->Preconizam o uso dos aparelhos auditivos ou implantes e o persistente treinamento dos resíduos auditivos. Não permitem o uso da Língua dos Sinais.
3 - método Rochester (ou Neo-oralismo);
-->Propõe o ensino da fala concomitante com a utilização do alfabeto manual (datilológico). A palavra é pronunciada ao mesmo tempo em que é expressa pelo alfabeto manual. Não usam a Língua de Sinais – LIBRAS.
4 - Filosofia da Comunicação Total;
-->Utilização dos mais variados sistemas de comunicação, como a fala/leitura, utilização dos resíduos auditivos, língua de sinais, com o objetivo de ampliar a possibilidade de desenvolvimento linguístico e cognitivo dos surdos. Utiliza o sistema bimodal de comunicação: a língua gestual-visual (sinais) é usada simultaneamente com a língua falada. Permite o uso de pidgin e das versões sinalizadas das línguas faladas como Inglês ou Português sinalizado.
5 - Bilingüismo.
-->O Bilinguismo preconiza o uso do sistema diglóssico / bilíngue de comunicação: gestual-visual (LIBRAS) e oro-aural (língua falada), usados separadamente visando o domínio das duas línguas pela pessoa surda.
Ter conhecimento sobre a história, bem como sobre as filosofias e métodos educacionais criados para os alunos com surdez,