Meia Idade
C
Eb
São José, 13 de Maio de 2015
C
Eb
Plano de aula esportivo para Meia-Idade
São José, 13 de maio de 2015
Introdução
Meia-idade, à fase da vida em que o individuo está essencialmente estabilizado, mas também a fase de grandes mudanças devido à maturidade. Neste trabalho serão abordadas as mudanças, físicas, mentais, cognitivas, psicossociais em homens e mulheres entre 40 e 60 anos.
Como trabalhar com todas essas características passo a passo através do esporte, assim melhorando a qualidade de vida do individuo.
Meia-idade, idade em que o individuo não é jovem, mas também não é idoso, idade caracterizada pela estabilidade da personalidade, mas também a idade está se caracterizando pelas mudanças devido a estabilidade. Tendo o conforto da estabilidade da sua personalidade, o individuo consegue avaliar: passado, presente, futuro e o que ele busca para a sua terceira idade, as mudanças normalmente são positivas.
Para explicar a estabilidade e as mudanças os pesquisadores dividem a parte psicossocial em duas formas, objetiva (estabilidade), o individuo está convicto de toda a sua trajetória e caminhos que seguiu até o momento e subjetiva (mudança), o individuo avalia a percepção que as pessoas tem de si, e a forma que construíram ativamente a sua vida.
Os relacionamentos sociais são fundamentais para uma boa qualidade de vida nesta idade, não apenas para o físico, mas também para a parte mental, tendo que nesta fase da vida, o individuo tende a não investir em novas amizades, um novo circulo de amizade dependem do apoio emocional e orientação de amigos. O relacionamento socioemocional é um elemento importante na interação social da meia-idade, mas devem ser cuidadosamente introduzidos para que não acabe sendo estressante, prejudicando a saúde ao invés de promove-la, já que esta idade também tem como característica indivíduos, hipertensos, diabéticos e