meia idade
SANTOS/SP
MEIA IDADE Até recentemente a meia-idade era o período menos estudado do ciclo vital. A meia-idade pode ser um tempo não somente de declínio e perda, mas também de precisão, competência e crescimento. A meia-idade, conhecida também como idade madura, idade de plenitude. Por um lado percebe-se que não está no início de um caminho e que a direção da sua vida já está dada. A passagem da vida adulta jovem para a vida adulta média implica um certo estado de ânimo, mais do que mudanças corporais específicas, comparadas com as que assinalam o início da adolescência ou da própria vida adulta jovem.
QUANDO COMEÇA A MEIA-IDADE? A meia-idade pode ser definida não só pela idade (entre 40 e 65 anos), mas também pelo contexto. Contexto família: uma pessoa de meia-idade ás vezes é descrita como alguém que tem filhos mais velhos e pais idosos, mas, atualmente, algumas pessoas com quarenta anos ou mais ainda estão educando os filhos pequenos e tem alguns adultos de qualquer idade que não tem nenhum filho.
MUDANÇAS
Envelhecimento
Pais idosos mais fragilizados que necessitam dos cuidados de seus filhos de meia-idade
Reexame do casamento, possibilidade de divórcio e segundo casamento.
Falecimento ou doença grave de parentes próximos mais idosos, o que leva a pensamentos sobre a própria morte.
Por estar entre a geração mais jovem (filhos) e mais avançada (pais idosos), essa geração é chamada de “geração sanduíche” e espera-se que as pessoas de meia-idade ajudem tanto as gerações mais velhas como as mais novas da família. DESENVOLVIMENTO FÍSICO Na meia-idade ocorrem mudanças físicas, ao nível do funcionamento sensorial e psicomotor, ao nível do funcionamento sexual e do aparelho reprodutor.