meia idade
Renata Pampilyo Diego Patrick
Rosangela Gomes
Lucia
Leociana
Ilandia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL
DESENVOLVIMENTO DA MEIA – IDADE
40 A 65 ANOS
MACAPÁ/AP
INTRODUÇÃO
A Meia Idade, cronologicamente, encontra-se na faixa etária dos 40 a 65 anos de idade. A Meia Idade mostra que nesta etapa da vida o ser humano começa a valorizar de forma diferenciada o tempo, passando a ter consciência da sua finitude.
A Meia Idade possui características que lhe são próprias, e com isso observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais ao amadurecimento, tais como: mudanças na aparência, no funcionamento sensor, psicomotor, sexual, reprodutiva e nos sentidos; a sabedoria, a criatividade e capacidade de resolução de problemas práticos estão acentuadas nesta fase, pois o nível de compreensão e o vocabulário tendem a estar mais desenvolvidos; no funcionamento sexual e reprodutivo há o declínio da capacidade reprodutiva afetando homens e mulheres de diferentes maneiras; a busca do sentido da vida assume importância fundamental; tendência ao fortalecimento das amizades, na qual se busca apoio emocional e orientações práticas, sucesso na carreira e ganhos; etapa que se atinge o máximo ou o esgotamento profissional; a dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos pode causar estresse; a partida dos filhos pode gerar a síndrome do ninho vazio; maior cuidado com a aparência, tentando alcançar uma maior jovialidade; a crise da meia idade; ocorre certa deterioração da saúde física e declínio da resistência.
Entre homens e mulheres as preocupações e responsabilidades são diferentes. À medida que o tempo passa, as mulheres de meia-idade ficam mais preocupadas com a saúde física, mas inquietam-se mais com a saúde do marido do que com a sua própria. Os homens dessa idade também têm esse tipo de preocupação, mas admitem-na menos, provocando frustração nas esposas com a sua aparente