Meia Idade
Desenvolvimento Físico e Cognitivo
Em termos cronológicos geralmente é definida como o período entre os 40 e aos 65 anos de idade.
Contexto familiar – aquela que já tem filhos crescidos ou pais idosos (atualmente as de 40 anos ainda esta criando filhos pequenos/ alguns não tem filhos).
Corpo físico – não é mais o que foi no geral boa forma física, cognitiva e emocional.
Sentem-se no auge da competência, produtividade e controle, capaz de lidar com o que quer que apareça, período de ocupações, (as vezes estressante, cheio de responsabilidade) para alguns é um período mais desafiante e realizados de sua vida. Tendem a se sentir mais jovens do que realmente são.
Avanço da medicina - mantém em boa forma e rejuvenescidos, cuidados preventivos
No geral são relativamente serenas: diminui a ansiedade da juventude – construir carreira e família, voltam sua atenção para ser em vez de para vir a ser, auge de seus ganhos ( filhos independência ) posição financeira mais segura na vida, tem experiência suficiente para ter adquirido um bom julgamento e uma aceitação madura dos altos e baixos da vida, menor probabilidade de ficar deprimidas, geração do comando – ocupações de destaque nas organizações e nas instituições da sociedade.
Pode ser um período de avaliações:
Reavaliação as aspirações vocacionais, sonhos – perseguem novas metas, decidir a melhor forma de usar o tempo que lhes resta.
Mudanças na aparência e no funcionamento sensório psicomotor, sexual e reprodutivo.
Problemas mais comuns que podem ser agravados pela pobreza, discriminação racial e outros fatores de estresse ( risco)
As mudanças fisiológicas são resultados direto do envelhecimento, mas fatores comportamentais e de estilo de vida (juventude/ jovem adulto) afetam seu momento de ocorrência e sua extensão.
Declínio gradual (pouco ou nenhum_ no funcionamento dos órgãos. Corpo e mente tem maneiras de compensar as mudanças que realmente ocorrem, a maioria realista para