MEIA IDADE
40-65 ANOS
Preocupações e Características da MeiaIdade:
A meia-idade é uma fase que se inicia aos 40 anos e tem seu ponto culminante dos 60 aos 65 anos. Através de entrevistas com homens de meia-idade, que representavam uma variedade de ocupações e de nível socioeconômico, Levinson (1978), criou uma teoria de desenvolvimento adulto e usou como base o conceito de estrutura de vida. Os dois aspectos mais importantes da estrutura de vida são: as escolhas feitas sobre o casamento e a família, e as escolhas sobre a carreira. Ao atingir a transição de meia-idade, os adultos começam a enfrentar algumas questões difíceis do passado, presente e futuro. Preocupações sobre o alcance de objetivos e dúvidas sobre oportunidades futuras podem surgir. Sinais físicos de envelhecimento começam a aparecer, desenvolvem-se alterações na visão, níveis de aptidão física começam a cair limitando a quantidade de atividade no qual estejam envolvidos.
Ao atingir a transição de meia-idade, os adultos começam a enfrentar algumas questões difíceis do passado, presente e futuro. Preocupações sobre o alcance de objetivos e dúvidas sobre oportunidades futuras podem surgir. Sinais físicos de envelhecimento começam a aparecer, desenvolvem-se alterações na visão, níveis de aptidão física começam a cair limitando a quantidade de atividade no qual estejam envolvidos.
À medida que os indivíduos avançam através da idade adulta, aspectos das áreas motora, cognitiva e afetiva interagem para afetar o comportamento motor.
Estruturalmente, a massa muscular diminui à medida que a medida e o tamanho das fibras musculares declinam no final da meia-idade. O pico máximo da força muscular ocorre de 25 a 30 anos, uma estabilização até os 50 anos e um declínio gradual até os 70 anos.
A estagnação ocorre quando os adultos percebem que são incapazes de contribuir para a melhora da sociedade, desenvolve- se sentimentos de tédio, seguido de autoindulgência ou seja a crise de meia-idade. Crise da