QMC
Questão 21
Leia o texto abaixo com atenção.
A teoria mais aceita pela ciência para explicar a origem da vida na Terra há cerca de 4 bilhões de anos afirma que as condições ambientais nos lagos vulcânicos e no mar primitivo que existiam no planeta fizeram com que alguns ingredientes, como nitrogênio, amônia e metano, se unissem dando origem a moléculas mais complexas. Outras moléculas orgânicas, como aminas, aldeídos e açúcares, juntaram-se a essa mistura. O vento, a chuva, a radiação solar, a variação de temperatura e os gêiseres também foram indispensáveis neste processo. As novas moléculas que surgiram deste “caldo original” deram origem a estruturas com membrana de proteína, indispensáveis à vida e à sua evolução. O segredo da receita da vida na Terra estaria então no ambiente em que o carbono e outros ingredientes se mesclaram.
VEJA. São Paulo: Abril, n. 25, p.102. 25 jun. 2006. [Adaptado]
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A molécula C2H5OH é exemplo de uma amina; a molécula CH2O é um exemplo de aldeído e a molécula C12H22O11 é um exemplo de dissacarídeo.
02. A amônia (NH3) é uma molécula apolar com geometria piramidal.
04. O nitrogênio (N2) é uma substância simples.
08. O metano (CH4) é uma substância composta formada por dois elementos químicos diferentes. 16. O Carbono (C), por ser tetravalente, caracteriza-se por formar longas cadeias, sendo, portanto, fundamental para a origem da vida na Terra.
32. Entre as moléculas de água encontrada no estado líquido existem interações chamadas ligações de hidrogênio.
64. A teoria apresentada não pode ser aceita, pois a água (H2O) é uma molécula com geometria linear e apolar, portanto não poderia funcionar como um solvente da mistura.
Questão 21
Gabarito:60 (04+08+16+32)
Número de acertos: 1348 (21,01%)
Grau de dificuldade previsto: fácil
Grau de dificuldade obtido: médio
Proposições
01
Percentual de
8,0
incidência (%)
02