RH
02. Quais são as seus pontos fracos? A resposta clássica a esta pergunta é apresentar forças disfarçadas de fraquezas, por exemplo: “sou muito perfeccionista” ou “sou muito exigente comigo mesmo”. Ainda que soe a falso, este tipo de resposta é muito usada. Os entrevistadores sabem-no. Podes dizer que o teu perfeccionismo se manifesta numa dedicação muito grande em diversas situações profissionais.
Uma outra estratégia, melhor, é escolheres um ponto fraco teu e demonstrares o que tens feito para o conseguir melhorar, por exemplo: “antes achava difícil falar com pessoas que não conhecia mas num emprego que tive numa biblioteca tinha que lidar com todo o tipo de perguntas vindas de desconhecidos. Hoje em dia falo naturalmente com todo o tipo de pessoas e frequentei um curso onde aprendi a falar bem em público”.
03. Como é que lida com problemas e situações profissionais complexas? Aqui o entrevistador pede uma resposta lógica e analítica, com exemplos. Podes incluir na resposta um processo de solução do problema que passa por: Fazer uma investigação sobre o que está em causa; Pessoas com quem é preciso falar; Estimativa do tempo necessário para resolver a situação; Ajudas externas necessárias; Recursos extra necessários
04. Quais são os seus conhecimentos de informática? Os conhecimentos de