Megacidades megaproblemas
Nome: Bruno Fernandes Antoniassi
Disciplina: Sociologia Aplicada às Organizações
Tutor: Profº Nivalda
Título da Atividade: Megacidades com seus megaproblemas
Resposta
Todos que moram em uma ou conhecem de perto sabe que quando pensamos em megacidades é quase inevitável não levar em consideração a quantidade de problemas que elas possuem. Não que elas não tenham qualidades, mas o foco aqui é descrever um pouco sobre os problemas mais comuns enfrentados por elas, como a mobilidade urbana, a segmentação e segregação de habitantes mesmo que de forma teoricamente inconsciente.
Em relação a mobilidade todos já vimos ou enfrentamos aquele transito caótico no horário de “rush” ou até mesmo aquela superlotação no transporte público e a verdade é que no momento temos situações que fica impossível sair disso. O governo faz os investimentos, mas a proporção de crescimento da cidade não acompanha o limite da melhoria que será trazida pela obra fazendo com que pareça que nunca é o suficiente.
Já no ponto da segmentação e segregação estão as regiões, porque dentro de uma megacidade temos as regiões mais populares atraídas pelo seu baixo custo de vida e também existe a região mais nobre, causando discrepância entre os habitantes. O que pode acabar motivando uma certa inveja e com isso acontecer os crimes de roubos/furtos.
Entretanto, estes foram dois dos inúmeros problemas que uma megacidade enfrenta e também saliento que existe muitos pontos positivos em uma, como a oferta extensa de oportunidades de trabalho e a facilidade das infraestruturas próximas. Acontece que precisam ser bem administradas para não virar uma terra sem lei, pois assim todos conseguem viver pacificamente e melhorar a qualidade de vida de todos, inconscientemente.