Para explicar os conceitos de costume
“Se eu for convocado para uma guerra, para defender meu país, não estarei procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles sejam considerados ‘os inimigos’”? “Devo sempre dizer a verdade ou, às vezes, uma mentira bem intencionada pode trazer mais felicidade?” “Um doente em fase terminal, passando por grandes sofrimentos, pede aos médicos e aos parentes que o ‘libertem’, desligando os aparelhos e parando de administrar-lhe medicamentos que o mantém vivo. Qual a ação mais justa, mais correta, diante deste fato?”
“É correto tratarmos os animais como objetos de divertimento, infligindo-lhes sofrimentos físicos ou psicológicos como os que acontecem com touradas, brigas de galo e condicionamento ou treinamento para exibição pública em circos?”
Todos os dias têm que tomar decisões importantes. Para saber qual a opção correta a ser escolhida, precisamos de princípios que nos ajudem a seguir no rumo certo, afinal, somos seres morais e refletimos eticamente sobre situações- -problema que o dia a dia nos apresenta. A moral e a ética são os dois pilares do agir humano que nos orientam nessa encruzilhada.
Moral vem da palavra latina mores, que significa costumes, modos, de onde se originaram, por exemplo, as expressões