Megacidades
No Brasil podemos encontrar duas megacidades, São Paulo e Rio de Janeiro. Normalmente são chamadas de megacidades as cidades com uma aglomeração urbana que aduzem por volta de dez milhões de habitantes.
A principal desvantagem dessas megacidades são que os problemas também são megaproblemas, por essas cidades apresentarem uma grande população, problemas como saneamento básico, poluição, violência urbana, congestionamento entre outros problemas, são muito comuns de serem encontrados.
O saneamento básico nada mais é do que uma atividade relacionada ao abastecimento de água potável, a limpeza urbana, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, que tem como objetivo a saúde das comunidades. A poluição não está muito longe disso, podemos encontrar poluição de todas as formas principalmente pela quantidade de gases poluentes, falta de coleta e limpeza de lixo/ esgoto. E uma das maiores causas da manisfestação dos gases poluentes são os carros e esse monte de carros causam os congestionamentos. Tudo isso gera um grande estresse para o dia-a-dia do cidadão que por muitas vezes agride e é agredido verbalmente gerando uma violencia verbal podendo acabar em agressões.
Com todo esse turbilhão de problemas, pode-se observar que tudo forma um grande circulo vicioso com a tendencia de piorar a cada dia, já que a população cresce freneticamente. Uma das maneiras de melhorar tudo isso seria uma reestruturação de todo o serviço público, principalmente o trasporte ocasionando a diminuição da poluição, congestionamento e um pouco da violencia urbana; e a melhoria na segurança publica. Mas, como sabemos que requer muito tempo ainda para evoluir a maneira mais adequada seria as pessoas se conscientizarem e se autoeducarem.