A era Vargas
A ERA VARGAS
Nascido em São Borja, Rio Grande do Sul, Getúlio Dornelles Vargas, de família tradicional, militar, formado em direito, teve passagem pela promotoria pública, etc... Ocupou diversas posições no governo até chegar a ser presidente do Brasil. Dissociou segmentos que compunham o poder legislativo, assim exerceu o poder legislativo e o executivo simultaneamente, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações opostas ao seu governo, ações estas que lhe dão praticamente “poderes ilimitados”, para atuar com certa liberdade e autonomia em seu governo. Pela maneira com que coordenou, governou, podemos considerar esta era como inédita, pois houve mudanças profundas tanto no aspecto social como econômico.
Criou novos ministérios; Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além da nomeação de diversos interventores de Estado.
Vargas: uma das figuras políticas mais importantes da História do Brasil. Criticado de certa forma por ser considerado como governo paternalista, “populista”, leis e benefícios elaborados em seu governo nos atendem até os dias de hoje.
Dentre elas, criação da justiça do trabalho 1939, criou e estabeleceu vários direitos trabalhistas, entre eles o salário mínimo, consolidação das Leis do trabalho, semana de trabalho de 48 horas, carteira de trabalho e férias remuneradas, grandes investimentos na área de infraestrutura. Criou a Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, e Hidrelétrica do Vale do São Francisco, criador do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ), criou também a campanha “ Petróleo é Nosso” que, posteriormente resultou na criação da Petrobrás.
Em 29 de outubro de 1945, após quinze anos de Era Vargas, Getúlio foi deposto por meio de um golpe militar, sendo conduzido ao exílio á terra natal. Quando por