medula
7. CONCLUSÃO...........................................................................................7 8. BIBLIOGRAFIA........................................................................................8 1.
RESUMO
Medula óssea é um tecido esponjoso presente no interior dos ossos, onde nossas células sanguíneas são desenvolvidas e armazenadas. A sua importância é devido à produção das nossas células sanguíneas, como leucócitos que tem a função no sistema imune, hemácias que faz o transporte de gases e as plaquetas que fazem a coagulação. Á medula também é usada para o transplante de medula óssea, geralmente ocorre em casos onde o paciente possui leucemia e linfomas.
2. INTRODUÇÃO O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doençashematológicas. O TMO é diferente dos outros transplantes, é uma terapia celular, onde o órgão transplantado não é sólido, como o Rim e o Fígado. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. As células que dão origem ao sangue são chamadas de: progenitoras ou células tronco hematopoiéticas. O transplante de medula óssea tem como objetivo substituir as