medula
Relatório da palestra dada sobre SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA
Palestrante Reinaldo Gomes da associação de Medula Óssea.
Medula óssea
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas do corpo, sendo assim o tratamento nada mais é que uma doação de sangue. A leucemia que foi o foco da palestra, onde o transplante desta medula ao paciente que tem câncer no sangue serve de complemento aos tratamentos convencionais, podendo salvar a vida do paciente.
Primeiro a procura de um doador compatível começa na família que a chances é de 20 a 30% de encontrar. Se não conseguir encontrar os dados da pessoa vai para o redome que é o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea que a possibilidade de encontrar um doador pode cair mais de 1 em 1.000,000.
A cada 100 mil pessoas apenas uma é compatível e pode fazer a doação de medula, o alvo da palestra foi justamente este a conscientização da doação de medula óssea. Reinaldo teve a tristeza dentro de sua casa, descobrir que seu filho foi era vítima desta doença a leucemia, e explicando e deixando muito claro que é necessária a ajuda de cada pessoa, buscando os alvos compatíveis que possa salvar umas vidas e assim não acontecer o que aconteceu com o filho dele.
Os pacientes que recebem a medula óssea sadia como se fosse uma transfusão de sangue, recebe componentes do sangue que facilita o tratamento que são hemácias, leucócitos e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa de nosso organismo e nos protegem das infecções e as plaquetas compõem no sistema de coagulação do sangue.
A leucemia age justamente nos leucócitos afetando sua velocidade de crescimento e função, por isso uma vez que o paciente encontrar a pessoa compatível e receber o transplante da medula óssea, estas células vão se alojar na medula e em 15 dias que foi