Resumo De Medula
Morfo III - 2 Ciclo
Capítulo 2 - Embriologia, Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso
1.0- Origem do Sistema Nervoso
Dos três folhetos embrionários é o ectoderma aquele que está em contato com o meio externo e é este folheto que dará origem ao sistema nervoso.
O tubo neural se dilata cranialmente dando origem ao encéfalo primitivo e caudalmente dando origem a medula primitiva.
No arqueencéfalo distinguem-se três dilatações, que sãoas vesículas encefálicas primordiais denominadas: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.
O diencéfalo apresenta quatro pequenos divertículos: dois laterais, as vesículas ópticas, que formam a retina; um dorsal, que forma a glândula pineal; e um ventral, o infundíbulo, que forma a neuro-hipófise.
Cavidade do tubo neural: a luz do tubo neural permanece no sistema nervoso do adulto, sofrendo, em algumas partes varias modificações. A luz da medula primitiva forma, no adulto, o canal central da medula. A cavidade dilatada do rombencéfalo forma o IV ventrículo. A cavidade do diencéfalo e a da parte mediana do telencéfalo forma o III ventrículo.
2,0- Divisão do Sistema Nervoso Critérios Anatômicos
O sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural; e a medula é localizada dentro do canal vertebral. O encéfalo e a medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
3,0-Divisão do Sistema Nervoso Critérios Funcionais
Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso da vida de relação, ou somático e sistema nervoso da vida vegetativa, ou visceral. O sistema nervoso da vida de relação é aquele que se relaciona com organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros