Snc; snp; medula espinal e músculos
ASSUNTO: Sistema Nervoso Central; Sistema Nervoso Periférico; Medula Espinal; Miologia e Músculos (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso).
Todos os órgãos e sistemas estão ligados ao sistema nervoso de alguma maneira, sendo dependentes dele. O Sistema Nervoso gera interação do corpo com o meio ambiente.
Está associada ao esqueleto axial: Crânio (dentro da coluna vertebral, o SNC).
O Sistema Nervoso é dividido em duas partes: Sistema Nervoso Central e Periférico.
Constituintes básicos do Sistema Nervoso: 1. Neurônios (células nervosas) – transmitem o impulso nervoso 2. Células Neurogliais – Células de sustentação que fornecem ajuda e nutrição aos neurônios.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
É constituído pelo Encéfalo e pela Medula Espinal. Estão confinados no crânio e na coluna vertebral, respectivamente. Como proteção adicional, estão envoltos pelas meninges e pelo Líquido Cefalorraquidiano (LCR) ou Fluído Cérebro-Espinhal (FCE).
Suas principais funções são: integrar e coordenar os sinais neurais que chegam e saem e executar as funções mentais mais elevadas, tais como pensar e apreender.
ENCÉFALO – É a parte do SNC situada dentro do crânio neural. É formado pelo Cérebro, o Cerebelo e o Tronco Encefálico (de acordo com a divisão em bases anatômicas).
CÉREBRO – De forma simplifica podemos dizer que o cérebro tem a função de receber, decodificar, armazenar e produzir respostas às informações que chegam de outras partes do corpo capitados pelo SNP e conduzido ao Encéfalo pela Medula espinhal.
CEREBELO – Relacionado principalmente com funções motoras que regulam a postura, tônus muscular e coordenação muscular – coordenação e equilíbrio.
TRONCO ENCEFÁLICO – É a parte do Encéfalo entre a Medula Espinal e o Diencéfalo, formado pelo Bulbo, Ponte e Mesencéfalo.
BULBO – O bulbo é uma continuação da parte superior da Medula Espinal, ele tem início no forame magno e forma a parte inferior do tronco encefálico. Contém os centros