Resumo guyton cap.47
Sensações Somáticas – Organização Geral, Sensações de Tato e Posição
I- Classificação das Sensações Somáticas:
Podem ser classificadas em três tipos fisiológicos: (1) sensações somáticas mecanorreceptivas, que incluem as sensações de tato e de posição do corpo, cujo estímulo é o deslocamento mecânico de algum tecido do corpo; (2) sensações termorreceptivas, que detectam frio e calor; e (3) sensação à dor, que é ativada por qualquer fator que lesione os tecidos.
As sensações somáticas são também frequentemente agrupadas em outras classes: (1) sensações exterorreceptivas, que são aquelas provenientes da superfície do corpo; (2) sensações proprioceptivas, que são aquelas que se relacionam com o estado físico do corpo, incluindo as sensações de posição, as provenientes dos tendões e dos músculos, as de pressão na sola do pé e até mesmo a sensação de equilíbrio; (3) as sensações viscerais são as provenientes das vísceras; e (4) as sensações profundas, que são provenientes dos tecidos profundos, tais como fáscias, músculos e ossos, incluindo principalmente a pressão “profunda”, a dor e a vibração.
II- Detecção e Transmissão das Sensações Táteis:
Embora tato, pressão e vibração sejam frequentemente classificados como sensações distintas, todos são detectados pelos mesmos tipos de receptores. Há três diferenças principais entre eles: (1) a sensibilidade tátil resulta geralmente da estimulação dos receptores para o tato na pele ou nos tecidos imediatamente abaixo da pele; (2) a sensação de pressão resulta geralmente da deformação dos tecidos mais profundos; e (3) a sensação de vibração é resultado da ocorrência de sinais sensoriais repetitivos e rápidos, porém são usados alguns tipos de receptores para o tato e pressão.
Há pelo menos seis tipos completamente diferentes de recptores táteis, mas existem outros muito mais similares a estes. Suas características especiais são as seguintes:
Algumas terminações nervosas