BEZERRA
É um texto que tem como objetivo analisar os propósitos comunicativos e para isso busca uma análise mais profunda do que de compõe e determinam esses propósitos para então se lançar a real análise desses propósitos comunicativos em um ambiente virtual.
Na introdução Bezerra vai lançar mão das questões que motivam e justificam seu estudo, deixando claro ao que veio este artigo, isso fica de fato entendido quando nos expõe suas principais indagações que são:
- Até que ponto a alteração no suporte conduz à mudanças significativas no gênero?
-Qual status dos propósitos comunicativos em gêneros textuais transmutados para a Web?
“Lembremos, a propósito disso, dos ditos célebres de
Maingueneau (2001, p. 68), para quem “uma modificação do suporte material de um texto modifica radicalmente um gênero do discurso”, e de Marcuschi (2003, p. 10), para quem o suporte “é imprescindível para que o gênero circule na sociedade e deve ter alguma influência na natureza do gênero suportado [...] pois há casos complexos em que o suporte determina a distinção que o gênero recebe”. (Bezerra, 2009- pg 464)
Nesse sentido ele se lança ao seu objetivo e no primeiro tópico abordado ele vai buscar uma definição de propósito comunicativo, e fará isso através da análise de vários autores.
No capítulo três, o autor vai em busca da definição de suporte bem como de sua importância, novamente se valendo das teses que vem sendo propostas e discutidas por outros autores no mesmo assunto, dando grande destaque aos pensamentos de Chartier.
No tópico quatro, Bezerra nos fala do atual quadro de representa o funcionamento da análise tradicional de gênero, elucidando as partes que o compõe, e logo em seguida com a preciosa informação que este modelo tradicional não é capaz de embarcar também o gênero textual na Web,