AUTACOIDES
1.CONCEITO
A palavra autacóides vem do grego autos (próprio) e akos (remédio), ou seja, a grosso modo é um auto remédio das células. Assim, é caracterizado por ser substâncias naturais do organismo que atuam em processos fisiológicos e patológicos, sendo rapidamente metabolizados e atuando em locais específicos.
No entanto, são derivados de ácidos graxos, aminoácidos, polipeptídeos e proteínas.
2. EXEMPLOS DE AUTACÓIDES
Serotonina
Angiotensina
Vasopressina
Prostaglandinas
Leucotrienos
Oxido Nítrico
Histamina
3. EXEMPLIFICAÇÃO DOS AUTACÓIDES
3.1 HISTAMINAS
A histamina é sintetizada e liberada especialmente por basófilos, mastócitos, plaquetas, neurônios histaminérgicos, linfócitos e células enterocromafínicas, sendo estocada em vesículas ou grânulos liberados apenas sob estimulação.
Os efeitos desse autacóides são mediados através da sua ligação com seu subtipos de receptores, que são acoplado a proteína G: receptor de histamina (HR)1, HR2, HR3 e HR4. O receptor H1 (HR1) é o responsável pelos sintomas das doenças alérgicas (prurido, a rinorreia, o broncoespasmo e a contração da musculatura lisa intestina), além disso a sua estimulação ativa algumas vias sinalizadoras do fosfolípide inositol, levando a formação do inositol-1,4,5-trifosfato (InsP3) e do diacilglicerol (DAG), o que leva ao aumento do cálcio intracelular, e também ativa a via da fosfolipase D e da fosfolipase A.
Anti-H1 de primeira geração ou clássicos
São drogas lipofílicas, absorvidas e rapidamente metabolizadas, devendo ser administrada 3 a 4 vezes por dia e, são classificadas de acordo com a sua estrutura química. Estudos baseados no uso de anti-histaminicos de primeira geração demonstraram que essas drogas não são apenas substratos do CYP2D6, como também inibem a via do citocromo P450.Assim, é importante levar em consideração quando se administram concomitantemente outros medicamentos que necessitam dessa via metabólica, tais como metoprolol, antidepressivos