Fisiologia Do Sistema Urin Rio
FISIOLOGIA DO SISTEMA
URINÁRIO
10
Márcio Roberto Viana dos Santos
Lucindo José Quintans Júnior
META
Oferecer ao aluno os meios necessários para o entendimento das funções do sistema urinário.
OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno deverá: descrever as funções e os componentes do sistema urinário; descrever a anatomia fisiológica dos rins e do néfron; compreender as etapas de formação de urina pelos rins; descrever a etapa de filtração glomerular; descrever a estrutura da membrana do capilar glomerular; entender as etapas de reabsorção e secreção tubular; citar e descrever os principais mecanismos de regulação da formação de urina pelos rins.
PRÉ-REQUISITO
Biologia celular.
(http://www.colegiosaofrancisco.com.br).
Fisiologia Básica
INTRODUÇÃO
Como comentado anteriormente (ver aula 1), a manutenção do equilíbrio entre os líquidos corporais (intracelulares, intersticiais e sanguíneos) e os solutos é essencial para o desempenho adequado das funções dos tecidos. Além disso, o controle fino da concentração de produtos de metabolismo, nocivos ou não ao nosso corpo, é de suma importância para a manutenção da vida. Nesta aula, você compreenderá o importante papel do sistema urinário na manutenção destes equilíbrios.
248
Fisiologia do Sistema Urinário
FUNÇÕES GERAIS DO SISTEMA URINÁRIO
Aula
10
A função principal do sistema urinário é de excreção de metabólitos nocivos ao corpo ou produtos que se encontram em excesso. Além dessa importante função, o sistema urinário ainda desempenha as funções de regulação da osmolalidade, das concentrações de solutos e água nos líquidos corporais, do pH e da pressão arterial. Estas funções são desempenhadas graças a sua capacidade de promover a filtração do plasma e formar urina.
ANATOMIA FISIOLÓGICA DO SISTEMA
URINÁRIO
Como demonstrado na Figura 10.1, o sistema urinário é formado por um par de rins, dois longos ductos, denominados de ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Depois de formada nos rins, a urina é