Autacóides Farmacologia
Conjunto de substâncias muito amplo, que nós mesmos produzimos para que possam desempenhar algumas funções relevantes. São muito confundidos com hormônios, porém não são a mesma coisa. Os autacóides são produzidos em diversas regiões do corpo, ou praticamente todas as linhagens celulares, diferentemente dos hormônios que são produzidos em glândulas específicas. Uma das características dessas substancias é que elas irão atuar próximo ao local de síntese.
Alguns autacóides desempenham também a função de neurotransmissores, a serotonina por exemplo. A grosso modo, diversas funções importantes para nossa homeostasia são desenvolvidas através dessas elementos, tanto levando em conta a fisiologia, como digestão, sono, libido, humor, regulação pressórica, regulação renal, ciclo circadiano ( claro e escuro ) como também boa partes das funções fisiopatológicas ( processos de inflamação – quimiotaxia, elevação da temperatura, diapedese, migração, fagocitose ) são gerenciadas por autacóides.
Existem centenas dessas sustâncias, onde alguns são citadas, como histamina, bradicilina e calidina, que atuam em receptores B e estão implicadas em processos de inflamação ( quando sentimos dor, elevação de temperatura, edema teremos de maneira muito própria a presença dessas substancias. A bradicilina foi encontrada na urina de humanos e quando aplicada e ratos houve uma diminuição da pressão artérial, comparada com a histamina possui ação mais lenta e menos potente), elicosanóides ( normalmente são encontrados 20 átomos de carbono em suas estruturas, sendo assim caracterizadas por serem grandes e complexas, dentro desse grupo encontramos os lipídios, alguns importantes são os prostanóides, onde vão estar as prostaglandinas, prostaciclinas, pge1, pge2 e também os tromboxanos que são muito importantes no contexto de homeostasia. Dentro dos elicosanóides existem também os não prostanóides que são os leucotrienos que são muito presentes no processo de migração