Medula
Uma lesão na medula espinhal geralmente começa com pancada súbita na espinha que fratura ou desloca vértebras. A medula espinal pode ser lesionada por um tumor que lhe é interno ou adjacente,discos intervertebrais herniados, coágulos sanguíneos,ferimentos penetrantes ou outros traumas. Dependendo da localização e da extensão da lesão,pode ocorrer paralisia. Monoplegi é a paralisia de um único membro.Diplegia é a paralisia de ambos os membros ou inferiores e geralmente do tronco inferior.Hemiplegia é a paralisia do membro superior,tronco e membro inferior em um lado do corpo,enquanto tetraplegia é a paralisia dos quatro membros
Lesão da coluna anterior
Ocorre mais frequentemente na poliomielite (paralisia infantil), Cujo vírus destrói especificamente os neurônios motores da coluna anterior. Quando a destruição se dá nos neurônios responsáveis pelo movimentos expiratórios,pode haver morte por insuficiência respiratória.
Hemissecção Da Medula
A hemissecção da ,medula produz no homem um conjunto de sintomas conhecido como síndrome de Brown-Sequard. Os sintomas mais característicos resultam da interrupção dos principais tractos, que percorrem uma metade da medula.Já os sintomas resultantes da lesão de tractos que se cruzam na medula manifestam-se no lado oposto ao lesado.Todos os sintomas aparecem somente abaixo do nível da lesão.
Consequências
Qualquer machucado na medula pode afetar o movimento e/ou a sensação do corpo além de comprometer o funcionamento de alguns órgãos internos.
O quanto é afetado depende do nível da lesão e o quanto a medula foi lesada.
Redução da amplitude do movimento.
Encurtamento e contraturas musculares e/ou articulares.
Dor ao movimento.
Edema.
Tratamento
O primeiro objetivo é a prevenção de danos adicionais. A equipe de emergência tem um grande cuidado ao movimentar uma vítima de acidente com provável lesão medular. Normalmente, o indivíduo é imobilizado sobre uma prancha firme e