Medição de volume e pesagem
OBJETIVO – Esta prática tem como objetivo familiarizar o aluno com equipamentos e vidrarias de um laboratório, bem como, a maneira correta de manuseá-los para evitar a propagação de erros e acidentes.
MATERIAL UTILIZADO:
- 100 ml de Água destilada;
- 1 Béquer;
- 1 Erlenmeyer;
- 1 Proveta;
- 1 pipeta volumétrica e outra graduada de 50 ml (ambas);
- Balança semi-analítica e analítica;
- 10 g de Grãos de Soja;
- 1 Balão volumétrico;
- 1 Funil;
- 1 Copo de plástico;
- 1 Bomba de vácuo.
- MEDIÇÃO DE VOLUME – Efetuar medidas de volume utilizando provetas, béqueres, balões de fundo chato, erlenmeyer com a mesma quantidade de água para cada um destes materiais. Verificar se há desvios em relação a uma vidraria a outra, por exemplo, medir 100 ml de água em uma proveta e transferi-la a um béquer de 250 ml para confirmar a exatidão do mesmo, e observar os resultados. Da mesma forma com as demais vidrarias.
- MEDIDA DE MASSA – Pesar 10 gramas de grãos de soja na balança semi-analítica e anotar o resultado. Realizar o mesmo procedimento utilizando uma balança analítica. E observar os resultados.
PROCEDIMENTO DAS MEDIDAS:
Iniciamos com 100 ml de água destilada na proveta, que foi transferida para o béquer. Houve um desvio mínimo para menos. Ao transferir essa mesma quantidade de água para o balão volumétrico, observamos que houve um desvio acentuado para menos, por o balão volumétrico ser uma vidraria aferida (calibrada). Logo, transferimos a água do balão volumétrico para o erlenmeyer e notamos que houve um desvio para mais, quando comparado a transferência da água do béquer para o balão volumétrico, porém estava pouco abaixo da marca de 100 ml. A próxima vidraria utilizada foi uma pipeta graduada em 25 ml (instrumento calibrado), e observamos que ao transferirmos a