serviços compartilhados
Este projeto tem o objetivo de dissertar acerca do conceito de Centros de Serviço Compartilhado (CSC), seus benefícios potenciais, avaliar quais os cuidados na sua implantação e a breve análise de um estudo sobre a utilização desta forma de organização no Brasil.
Na busca constante de competitividade e com vistas ao melhor desempenho empresarial, as empresas tem buscado a constante otimização de seus processos, e como vinculá-los a uma melhor geração de valor para os resultados da organização.
Uma alternativa adotada são os Centros de Serviços Compartilhados (Shared Services Center), estes “Centros” são entendidos como um modelo de organização de processos operacionais pelo qual uma área específica da organização, caracterizada em sua essência como uma área de atividade-meio, a partir de um mesmo ponto de atendimento, para as demais áreas da organização, à execução das atividades de suporte ou backoffice.
Esta dissertação tem o objetivo de analisar os impactos da implementação desse modelo na estratégia organizacional, na estrutura e na gestão de empresas, buscando a adequação, visando a criação de estruturas de alto desempenho operacional para o negócio.
Mas a obtenção destes benefícios não é tarefa das mais fáceis. São numerosos os desafios enfrentados por estas organizações antes da obtenção dos benefícios.
Os resultados apontam que o modelo de CSC permite a criação de uma competência essencial, com aumento da vantagem competitiva na cadeia de valor das empresas, porém, as dificuldades de implementação tendem a residir nos aspectos vinculados ao planejamento dessa etapa e no grau de conhecimento de situações semelhantes no mercado.
Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados (CSC); Implementação; Otimização
ABSTRACT
This project aims to expound on the concept of Shared Service Centers (CSC), its potential benefits, assess what care in its implementation and brief analysis of a study on the use of this form of organization