Técnicas de Pesagem
O ato de medir acompanha o homem desde as sociedades primitivas. Medir é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão, ou seja, é o ato de determinar o valor de uma grandeza.
1.1 MEDIÇÃO DE VOLUME
O volume é definido como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar uma substância. Assim, os instrumentos de medição são essenciais para qualquer laboratório ou indústria que necessita de medições corretas de volume, isto porque a qualidade dos resultados analíticos é dependente da exatidão com que são medidos os volumes. Para tanto, no momento de escolha dos instrumentos de medição a serem utilizados é necessário considerar sua aplicação, onde análises mais exatas exigem instrumentos de alta precisão.
Dentre os instrumentos de medição existentes estão à proveta, a bureta, balão volumétrico, pipetas, béquer e tubos de ensaio.
A proveta é um recipiente feito de vidro ou de plástico que são utilizadas para aferição de medidas aproximadas. Para medida correta, a mesma deve ser utilizada na posição vertical e está devidamente limpa. A bureta é utilizada em titulações, possui uma torneira na parte inferior para controlar a vazão do líquido a ser escoado. O balão volumétrico é um recipiente que tem um traço para aferição do menisco indicando sua capacidade, normalmente são utilizados para o preparo de soluções. As pipetas são utilizadas quando são necessárias medidas exatas de volumes, são feitas de vidro e podem ser graduadas ou volumétricas. As graduadas possuem uma escala volumétrica, que permite obter diversas medidas de volume, as pipetas volumétricas possuem uma marca superior indicando o ponto de aferição do menisco.
O béquer não possui a precisão dos demais materiais e não deve ser utilizado quando se necessita de medidas de volume exatas, podem ser feitos de plástico ou de vidro, e por serem menos exatos podem ser levados à estufa de secagem.
Os tubos de ensaio não são instrumentos de