O Nobre Deputado
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO,
ACADÊMICO: ROSINEI BRAZ
O NOBRE DEPUTADO
REIS, Marlon; O Nobre Deputado relato chocante e (verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira; Rio de Janeiro: Léia, 2014.
Resenha Critica
O livro foi escrito pelo Juiz de Direito Márlon Reis o qual apresenta os resultados de uma pesquisa inédita: conseguiu ouvir pessoas que participam dos meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. Para que isso fosse possível, foi necessário lhes assegurar o mais absoluto anonimato. Nesta obra é possível notar como o dinheiro do povo “jorra” pelo “ralo” de forma simples e fácil. A história foi construída com um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha. Um de seus entrevistados esteve preso por dois anos acusado de homicídio e envolvimento no narcotráfico e quando saiu da cadeia já era presidente do diretório de um partido político. O autor mostra as várias fontes de como arrecadar dinheiro para campanhas políticas, entre as quais, as emendas parlamentares que geralmente um Deputado arrecada em torno de 20 a 50% ou até 100% dependendo da emenda aprovada também através de convênios, tanto estadual, como federal, bem como dinheiro que vem das empreiteiras.
Segundo o Autor a melhor forma que os políticos acham pra fazer campanha política é através das empreiteiras, estas são as que colocam dinheiro nas campanhas, mas vinculam isso à administração. Se o cara ganhar a eleição, as obras naquele governo todas terão que ser feitas pela empreiteira que emprestou o dinheiro. Na verdade não é um empréstimo, é uma espécie de um investimento que fazem. Muitas destas empreiteiras dizem que doam dinheiro para campanhas, mas que na verdade elas antecipam um dinheiro que será depois obtido e multiplicado por muitas vezes através de contratos dirigidos e direcionados, explica Reis. Tudo jogo de