medição de rugosidade
Superfícies usinadas usualmente são avaliadas por:
1 – dimensões
2 – rugosidade superficial
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
A rugosidade é expressa pela determinação de parâmetros oriundos do perfil da superfície:
-
Parâmetros de amplitude;
-
Parâmetros de superfície;
-
Parâmetros híbridos.
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
PARÂMETRO Ra valor médio aritmético de todos os desvios do perfil de rugosidade em relação a linha média dentro de um comprimento de medição L.
controle contínuo da rugosidade nas linhas de produção, em superfícies em que o acabamento apresenta sulcos de usinagem bem orientados
(torneamento, fresagem, etc.), e em superfícies de pouca responsabilidade, como no caso de acabamentos com fins apenas estéticos.
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
PARÂMETRO Ra
O valor de Ra não define a forma das irregularidades do perfil, dessa forma poderemos ter um mesmo valor de Ra para superfícies originadas por processos de usinagem diferentes.
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
PARÂMETRO Rq ou Rms valor médio quadrático de todos os desvios do perfil de rugosidade R da reta média dentro do comprimento de medição Lm.
Efeito de ampliar os valores dos picos e vales isolados ou esporádicos, permitindo evidenciar defeitos ou marcas em superfícies bem acabadas.
Assim como o Ra, não define a forma das irregularidades e normalmente deve vir acompanhado de outros parâmetros.
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
PARÂMETRO Rt ou Rmáx distância vertical máxima entre o pico mais elevado e o vale mais profundo no comprimento de amostragem
empregado em assentos de anéis de vedação, superfícies com grandes solicitações de esforços dinâmicos, parafusos, superfícies de deslizamento onde o perfil é periódico e parafusos com grandes solicitações de esforços.
MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE SUPERFICIAL
PARÂMETRO Rz distância vertical entre o pico mais alto e o mais profundo vale dentro