metrologia
UFCD – 4903
“Metrologia Dimensional”
Engenheiro
Rui Domingos
Talentus
Técnico de CAD/CAM
Índice
Introdução 4
Réguas de seno 4
Rugosímetros 4
Web grafia 4
Bibliografia 4
Conclusão 5
Introdução
Régua e mesa de seno
Régua de seno
A régua de seno é constituída por uma barra de aço temperado e rectificado.
Com formato rectangular, possui dois rebaixos: um numa extremidade e outro próximo à extremidade oposta. Nesses rebaixos é que se encaixam os dois cilindros que servem de apoio à régua.
Recordando a trigonometria:
O fabricante garante a exactidão da distância (L). A altura (H) é conseguida com a utilização de blocos-padrão.
Por exemplo: deseja-se inclinar a régua de seno 30º (a), sabendo que a distância entre os cilindros é igual a 100 mm (L). Qual é a altura (H) dos blocos-padrão?
A resposta: A altura dos blocos de padrão é de 50mm.
Mesa de seno
A mesa de seno é semelhante à régua de seno. Suas proporções, entretanto, são maiores. Possui também uma base, na qual se encaixam um dos cilindros, o que facilita sua inclinação.
A mesa de seno com contrapontas permite a medição de peças cilíndricas com furos no centro.
Técnica de utilização
Para medir o ângulo de uma peça com a mesa de seno, é necessário que a mesa esteja sobre o desempenho e que tenha como referência de comparação o relógio comparador.
Se o relógio, ao deslocar sobre a suprefície a ser verificada, não altera a sua indicação, significa que o ângulo da peça é semelhante ao da mesa.
Com a mesa de seno com contrapontas, podemos medir ângulos de peças cônicas. Por isso, basta inclinar a mesa, até á superfície superior da peça, fica paralela à base da mesa. Dessa forma, a inclinação da mesa será igual à da peça fixada entre as contrpontas.
Medição de pequenos ângulos
Na medição, a mesa de seno e