Metrologia-Rugosidade
As superfícies de peças apresentam irregularidades quando analisadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuou na superfície da peça ou seu processo de fabricação.
A rugosidade por exemplo, é uma dessas irregularidades que podem ocorrer em uma peça, e seu estudo é de suma importância ,especialmente quando se lida com peças que serão acopladas com outras no futuro, ou inclusive, se serão partes de um instrumento de medição, por exemplo, onde a precisão dimensional, forma e posição devem ser garantidas para o funcionamento do instrumento.
A rugosidade superficial é função de diversos fatores:
- Tipo de ferramenta
-Tipo de acabamento
- Processo de fabricação utilizado
Rugosidade superficial é o conjunto de irregularidades repetidas em ondas de comprimento semelhantes à sua amplitude.
Rugosímetro é o aparelho que serve para medir a superfície da amostra em contato, que além de ser registrada, a medição apresenta também um gráfico que é importante para medições mais aprofundadas.
O processo de funcionamento de um rugosímetro se dá pelo percorrimento da superfície em questão por um apalpador, acompanhado de um guia (patim).
O apalpador acompanha a rugosidade , a guia (patim) acompanha as ondulações da superfície, enquanto a agulha cria impulsos elétricos criados a partir de seu movimento, que são registrados no marcador e em um gráfico, este que, pode apresentar vários percursos e/ou comprimentos.
Percurso de apalpamento (Lt): É o caminho total percorrido pelo sistema de medição
Percurso inicial (Lv): Serve apenas para uma primeira calibração do dispositivo.
Percurso de medição (Lm): É a extensão do trecho útil do perfil de rugosidade, usado diretamente na avaliação.
Percurso final (Ln): Serve para permitir o amortecimento das oscilações elétricas e mecânicas finais do sistema de medição.
Comprimento de amostragem (Le): Equivalente à 1/5 do percurso de medição, esse